Espetáculo Encanto dos Passarinho faz homenagem a Mestre Verdelinho
A cantoria de Coco promete rolar solta e encantar o público que comparecer ao espetáculo Encanto dos Passarinhos, que acontecerá dia 11 de junho, a partir das 17h30, no Teatro de Arena, Maceió-AL. O espetáculo, idealizado pelo grupo Comunidade Azul e seus mestres, Os Verdelinhos, faz uma homenagem ao artista Mário Francisco de Assis, mais conhecido como Mestre Verdelinho, mostrando que seus ensinamentos seguem atuais, inspirando uma nova geração de brincantes de Coco.
O espetáculo é concebido numa proposta que visa enaltecer a memória do Mestre Verdelinho, trazendo à tona sua importante contribuição à continuidade do Coco entre as novas gerações. Ao mesmo tempo, a realização deste espetáculo é o resultado de um processo de sensibilização em que os participantes da Comunidade Azul vem sendo estimulados a conhecer a história do Coco. Durante diversas vivências e atividades formativas, foram tendo acesso a poéticas e repertórios musicais criados por Mestre Verdelinho, disseminados principalmente por meio dos seus herdeiros diretos, Os Verdelinhos.
A partir daí, desenvolveram o espetáculo de forma coletiva, apresentando um repertório autoral e também, músicas de autoria do mestre homenageado. A atuação desses jovens no palco, se configura como um ápice num processo de estímulo a seu protagonismo artístico, também, se apresenta como uma atividade de criação, formação e difusão da manifestação cultural do Coco, dando continuidade a essa manifestação na sua diversidade de práticas.
Contemplado no Prêmio para artes cênicas 2022, da Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas, tem direção cênica de Gessyca Geysa e direção de palco de Arnaud Borges. Contará com a participação de convidados especiais, como Mestre Jurandir Bozo, artista que partilhou a amizade de Mestre Verdelinho quando ele atuava nos palcos, e, Maria Helena dos Santos, esposa, companheira e brincante que esteve ao lado de Verdelinho durante muitos anos de sua vida.
Comunidade Azul
Comunidade Azul é um coletivo cultural localizado em uma das entradas da Grota do Poço Azul, no bairro Antares, na cidade de Maceió/AL, área periférica urbana com altos índices de vulnerabilidade para seus moradores. O grupo Comunidade Azul foi criado por Juliana Barretto e Daniel Ginga, em 2016, nas dependências da sua própria residência, local onde, ainda hoje, funciona sua sede. A iniciativa surgiu do desejo de transformar a vida cultural dessa comunidade, por meio da expressão alagoana de culturas populares e grupos percussivos, como instrumento pedagógico para abordagem de temas pertinentes à qualidade de vida, educação, saúde e lazer. O intuito é colaborar com a democratização ao acesso, à fruição e à produção artística e cultural de Alagoas. Atualmente o grupo realiza aulas de capoeira e coco de roda (musicalidade), atendendo de forma voluntária crianças e jovens, na faixa etária entre 6 e 21 anos.
Os Verdelinhos
Apaixonado pela brincadeira do Coco, Mestre Verdelinho transmitiu seu saber para seus filhos e familiares. Estes, por sua vez, dão continuidade a arte do Coco alagoano e suas emboladas com a disseminação do conhecimento em apresentações e oficinas. Os Verdelinhos é o grupo formado pelos descendentes do Mestre Verdelinho, dando continuidade, após seu falecimento, à brincadeira do Coco, seja na cantoria, no trupé ou no verso. Iniciaram com o grupo Xetar, a convite do mestre, e atualmente seguem as apresentações com a seguinte formação: Josenildo Santos de Assis, 39 anos, é cantador de coco, compositor, dançador, instrutor de oficina de dança (trupé) do coco alagoano. Genilson Santos de Assis, 25 anos, é cantador, compositor, dançador percussionista, brincante e amante da cultura popular ligado ao coco e ao guerreiro. Josemeire Santos de Assis, 41 anos, vocalista e tocadora de ganzá. Seu contato com o Coco Alagoano e outras brincadeiras folclóricas se deu na infância. Iris Maria Santos da Silva, 33 anos, cantora de coral da igreja. Cantadora e compositora de Coco Alagoano (pagode alagoano).
Ficha Técnica
Idealização Coletiva
Direção cênica: Gessyca Geysa
Direção de palco: Arnaud Borges
Produção executiva: Nicolle Freire
Elenco: Nildo Verdelinho, Íris Verdelinho, Geninho Verdelinho, Meire Verdelinho, Bia Verdelinha, Daniel Ginga, Juliana Barretto, Isac Molinha, Wellington Lobinho, Emily Rapunzel, Clarinha Bem-te-vi, Bia Espoleta, Vitória Xodó, Daniel Gavião e Guilherme Topete.
Figurino: Maria de Araújo
Cenografia: Arnaud Borges
Iluminação: Edner Careca
Sonorização: Márcio Brebal
Filmagem: Luiza Leal e Amanda Môa
Fotografias: Jéssica Conceição
SERVIÇO
Espetáculo Encanto dos Passarinhos
Data: 11/06/2023 – domingo
Horário: 17h30
Local: Teatro de Arena – anexo ao Teatro Deodoro
Ingressos: R$ 13 (pela plataforma Sympla)
Informações: (82) 99987-0757