Saurê Palmares traz resistência e cultura afro-brasileira em sua 8ª edição
A Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), em conjunto com o Fórum Afro de Maceió, presenteiam o público de Maceió com mais uma edição do Saurê Palmares, em comemoração ao Dia da Consciência Negra. O evento acontece neste sábado (19), a partir das 15h, na Praça Multieventos, na Orla de Pajuçara.
A programação será repleta de atrações que marcam a ancestralidade do povo negro na capital alagoana com shows culturais, feira gastronômica e de artesanato e apresentações de grupos que levam, em cada detalhe, os símbolos da resistência, possibilitando momentos de reflexão sobre o racismo enraizado na sociedade, a intolerância religiosa e a perpetuação dos saberes tradicionais.
Nesta edição, o Saurê Palmares trará a tradicionalidade das baianas com os grupos Baianas Ganga Zumba e Baianas Flor do Bairro, gingado da Capoeira Brasil e Capoeira Cultura no Bairro; a beleza do Afrojubá e do Afoxé Ofá Omin, o axé do Maracatu Raízes da Tradição, os sorrisos do Coco de Roda São Marcos, o alto astral da Banda Afro Zumbi e a potência feminina das vozes de Mel Nascimento e Rafaela Quintino.
O presidente da fundação, João Lyra, reafirma o compromisso e a importância em contribuir com a cultura afro.
“A FMAC se sente lisonjeada em estar junto desse evento que é de grande importância, uma vez que, através da cultura conseguimos dar visibilidade à ancestralidade negra e a sua resistência construída ao longo da história do povo alagoano”, pontua.
Confira a programação
15h – Coco de Roda São Marcos
15h30 – Baianas Flor do Bairro
16h – Mel Nascimento & Rafaela Quintino 17:10h – Baianas Ganga Zumba
17h40 – Capoeira Brasil & Cultura no Bairro 18:10h – Afoxé Ofá Omin
18h50 – Afojubá
19h30 – Maracatu Raízes da Tradição 20:10h – Banda Afro Zumbi
21h – Vibrações
Assessoria