Fecomércio AL e Sedetur estudam viabilidade de parceria para ampliar abrangência de pesquisas
Quanto mais dados fidedignos, mais assertividade na elaboração de políticas públicas. É com esse raciocínio que a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio AL) e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) estudam a viabilidade de formalizar parceria para ampliar a abrangência das pesquisas do Instituto Fecomércio.
Em reunião realizada nesta quarta-feira (28), o presidente da Federação, Gilton Lima, e o coordenador do Instituto, Victor Hortencio, discutiram com a secretária Caroline Balbino o potencial estatístico e os efeitos práticos de estender os levantamentos sazonais e outras pesquisas para os comércios de bairro e também para cidades do interior.
Para Lima, o encontro foi proveitoso e pode gerar desdobramentos significativos para Alagoas. “É uma conversa inicial. Mas uma parceria como essa pode render frutos muitos positivos para toda a sociedade. Ao encorpar os resultados colhidos pelos pesquisadores, fazemos um mapeamento mais abrangente, fornecendo informação de qualidade para contribuir tanto nas decisões das empresas quanto na elaboração de políticas públicas”, ressalta.
Ciente da relevância do conteúdo gerado pelas pesquisas, a secretária Caroline Balbino também compartilha desse raciocínio. “Sabemos da importância da atuação da Fecomércio na economia de Alagoas. Nós, aqui na Sedetur, incentivamos a pesquisa e o desenvolvimento de ações que atuem no fomento das atividades econômicas do nosso estado e estamos ansiosos para desenvolver ainda mais o relacionamento entre a secretaria e a instituição”, reitera.
Além de pesquisas desenvolvidas sob demanda, para prefeituras e empresas privadas, atualmente, o Instituto Fecomércio desenvolve sete pesquisas sazonais por ano, com o propósito de mensurar a expectativa do volume de vendas em datas comemorativas, e, em parceria com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), mais três pesquisas mensais (Intenção do Consumo das Famílias, Endividamento e Inadimplência do Consumidor e Confiança do Empresário do Comércio).
Este ano, foram realizadas três pesquisas inéditas: um mapeamento do Comércio de Maceió, em atendimento a solicitação da Aliança Comercial; um levantamento sobre os food trucks da Pajuçara, em parceria com a Câmara Empresarial de Food Trucks; e um estudo sobre o São João de Maceió, a pedido da prefeitura. Uma pesquisa direcionada para bares e restaurantes, em atendimento a uma demanda da Abrasel, e outra voltada para o setor do turismo estão em andamento.
Assessoria