SMTT vai instalar semáforos inteligentes no principal corredor de transporte da capital
O principal corredor de transporte de Maceió (as avenidas Durval de Góes Monteiro e Fernandes Lima) vai ter a instalação de semaforização inteligente. Ao longo destas vias serão 30 intersecções de semáforos, iniciando no viaduto da antiga PRF, na parte alta, até a Praça do Centenário, no bairro do Farol.
A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) informou que os equipamentos são auto-adaptativos, com câmeras que contam, em tempo real, a quantidade de veículos nas vias de um cruzamento e um algoritmo que calcula o melhor tempo de semáforo, incluindo uma sincronização com os demais trechos do corredor.
O valor total do investimento é de R$ 7,2 milhões. O montante já inclui a manutenção do serviço durante três anos, sem custos para a prefeitura. Os equipamentos serão doados pela Braskem e passam a pertencer ao município.
Estudos da SMTT apontam um ganho de até 30% no tempo de viagem por este trajeto, comparando a estimativa de tempo de viagem feita antes do afundamento dos bairros, quando havia o eixo do bairro de Bebedouro.
Assessoria