Após desabamento de torre, Defesa Civil de Traipu conclui que Igreja de Santa Cruz deve ser demolida; Prefeitura vai ajudar na reconstrução
A Prefeitura de Traipu, por meio da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Traipu (COMDEC), interditou, nesta sexta-feira (22), a Igreja de Santa Cruz, no Povoado Capivara, a 45 km do Centro do município, cuja torre desabou na última quarta-feira (20), em razão de danos provocados pelas chuvas.
A torre da Igreja, parte da fachada, do telhado e uma parede interna, desabaram na tarde da última quarta-feira (20). Chovia bastante quando a estrutura desmoronou. Além da Defesa Civil municipal, uma equipe de engenharia foi até o local para fazer uma vistoria e avaliar as causas do desabamento.
O coordenador da Defesa Civil municipal, Maurício Machado, disse que a recomendação é que a igreja seja totalmente demolida, pois não há condições para recuperação e falou sobre as causas do desabamento.
“Toda a estrutura do prédio terá que ser demolida, porque não tem condições de recuperação. A causa do desabamento foi erosão no material, causada pela chuva, e por uma intervenção realizada no prédio para a instalação de uma laje. A construção é antiga, feita com um material sedimentoso, que ficou completamente encharcado, o que, com essa grande quantidade de chuva e através de infiltrações, comprometeu a estrutura”, pontuou Maurício Machado.
Ainda segundo o coordenador da Defesa Civil, a demolição da estrutura é de responsabilidade da igreja.
O prefeito de Traipu, Lucas Santos, já entrou em contato com a Arquidiocese de Penedo e ofereceu ajuda da gestão municipal, para definir sobre a demolição e construção de uma nova igreja no local.
Assessoria