Polícia Civil terá plano operacional para garantir segurança aos alagoanos no Carnaval-2022
A Polícia Civil de Alagoas terá um plano operacional para garantir a segurança dos alagoanos durante o período do Carnaval-2022, com a mobilização de um efetivo de 939 policiais civis, entre delegados, agentes e escrivães.
Uma escala especial, publicada na edição do Diário Oficial do Estado, do dia 2 de fevereiro, foi elaborada, visando reforçar a atuação da instituição, especialmente em localidades de maior concentração de pessoas, inclusive turistas, no período carnavalesco.
O plano será iniciado às 8 horas deste sábado (26) somente sendo desativado às 8 horas do dia 2 de março – Quarta-Feira de Cinzas.
Em Maceió, além da Central de Flagrantes, no bairro do Farol, uma segunda Central estará em funcionamento, durante 24 horas, nos quatro dias de Carnaval, no 8º Distrito Policial, no bairro Benedito Bentes.
A Central do Farol será responsável por fatos ocorridos nas áreas dos 1º, 2º, 3º, 4º, 6º, 7º, 9º, 11º, 22º e 25º Distritos Policiais (DPs) da Capital.
A Central do Benedito Bentes (criada exclusivamente para atuar no Carnaval) atenderá casos acontecidos nas áreas dos 5º, 8º, 10º, 12º (Rio Largo), 14º (Satuba), 15º (Santa Luzia do Norte), 16º(Coqueiro Seco), 20º (Messias), 21º (Benedito Bentes/Carminha) e 23º (Pilar) DPs.
A Delegacia do Turista, localizada na Rua Epaminodas Gracindo, 92, no bairro da Pajuçara, funcionará em plantão especial, nos dias dos festejos, das 8h às 18h, para atendimento que envolva casos ligados a turistas ou setor turístico.
Interior
Com exceção de Batalha, Matriz de Camaragibe e União dos Palmares, as demais Delegacias Regionais (Delmiro Gouveia, Santana do Ipanema, Arapiraca, Palmeira dos Índios, São Miguel dos Campos, Penedo, Viçosa e Novo Lino) funcionarão em plantões de 24 horas, durante todo período carnavalesco.
Além destas, foram criadas delegacias plantonistas, somente para o Carnaval, nas cidades de maior fluxo de pessoas durante o período: Marechal Deodoro, Barra de São Miguel, Paripueira, São Miguel dos Milagres, Maragogi, Murici, Piranhas e Pão de Açúcar.
A autoridade policial que estiver de plantão em Paripueira atuará também na circunscrição de Barra de Santo Antônio.
Quem estiver na Deplan de São Miguel dos Milagres atuará também na circunscrição de Porto de Pedras, Passo de Camaragibe e São Luiz do Quitunde.
O delegado de plantão em Maragogi responderá também por Matriz de Camaragibe, Japaratinga e Porto Calvo.
A autoridade policial da Deplan de Murici atuará na circunscrição da Regional de União dos Palmares.
O delegado de plantão em Piranhas atuará também na circunscrição de Olho D´Água do Casado.
E o plantonista de Pão de Açúcar responderá pela circunscrição da Regional de Batalha.
O Tático Integrado de Grupos de Resgate Especial (Tigre) vai atuar nos quatro dias na cidade de Barra de São Miguel, enquanto a Asfixia reforçará o policiamento de São Miguel dos Milagres.
Durante todo o Carnaval, dois diretores estarão de plantão diariamente para solucionar eventuais questões que venham a surgir no período.
Assessoria