IV Encontro Mamelucando – Saber É No Quilombo em Memória de Mãe Maria Mestra do Café de Andu

IV Encontro Mamelucando – Saber É No Quilombo em Memória de Mãe Maria Mestra do Café de Andu
Divulgação

A Associação dos Remanescentes de Quilombo Mameluco promove nos dias 03, 04 e 05 de dezembro o IV Encontro Mamelucando – Saber É No Quilombo, em homenagem a Mestra do Café de Andu Mãe Maria do Quilombo Mameluco, vítima da covid-19. A ação promove o fortalecimento cultural e histórico da Comunidade através da organização das comunidades quilombolas em torno de pautas afirmativas.


Realizada na Comunidade Quilombola Mameluco, no município de Taquarana – AL, o encontro está em sua quarta edição e se dá em nome de uma árvore (Mameluco) plantada pelos quilombolas de Alagoas, ao qual, fez surgir o encontro com suas lutas. Hoje existem cerca de 71 comunidades quilombolas certificadas pela Fundação Cultural Palmares (FCP), onde neste encontro, a comunidade Mameluco recebe quilombos de todo o estado.


No primeiro dia de programação acontece o acolhimento dos participantes, apresentação cultural e a Posse da Diretoria do Instituto Vozes Quilombola. Já no segundo dia acontece roda de conversa “Autonomia, inclusão ou libertação?”, seguido do lanche para os participantes e apresentações culturais durante toda a tarde com Dandaras de Cajá dos Negros, Cavalaria São José, Capoeira Bico de Fulô e exibição do Camdomblé do Mestre Jorge Costa. E após o café da manhã no domingo, acontece o retorno às comunidades.


A oportunidade promove também  uma edição especial do Favela Parque, promovido pela Rede Criativa de Empreendedores das Favelas e Territórios da Cultura de Alagoas, com uma feira de negócios criativos oriundos de empreendedores e artistas das favelas e Territorios da Cultura de  Alagoas.
O IV Encontro Mamelucando vai seguir todas as medidas de segurança para poder receber as comunidades quilombolas, convidados e parcerias para mais um encontro histórico, com o apoio da Assessoria Movimento das Comunidade Populares (MCP), Instituto Vozes Quilombolas (IVQ) e o incentivo cultural de Keka Rabelo Produção Cultural e Assessoria de Comunicação.


PROGRAMAÇÃO:
Sexta-feira – 03 de dez14h – Acolhimento dos participantes18h – Jantar19h – Atração Cultural20 h – Posse da Diretoria do Instituto Vozes Quilombolas (IVQ)

Sábado – 04 de dez07h – Café da manhã08h – Roda de conversa: Autonomia, inclusão ou libertação?9h – Favela Parque Edição IV Mamelucando10h – Lanche10h30 – Apresentação cultural12h – Almoço14h – Apresentação cultural: Dandaras de Cajá dos Negros – Batalha/AL15h – Apresentação da equipe Cavalaria São José16h – Apresentação da Capoeira Bico de Fulô17h – Rogério Dyaz18h – Jantar19h – Exibição do Candomblé do mestre Tonho de Ogum

Domingo – 05 de dez07h – Café da manhã e retorno às comunidades

Assessoria

4 Cantos Alagoas

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.