No Dia do Cliente, Procon Maceió orienta consumidores sobre seus direitos

No Dia do Cliente, Procon Maceió orienta consumidores sobre seus direitos

Bárbara Araújo, fala da praticidade de comprar pela internet. Foto: Ascom Procon

Nesta quarta-feira (15) é comemorado o Dia do Cliente em todo o Brasil, uma data que busca estreitar o relacionamento entre o comércio e os consumidores, além da necessidade do cliente fazer valer seus direitos, seja de forma on-line ou presencial. O Procon Maceió se coloca nessa relação como um órgão parceiro de todos, tanto do comprador quanto do fornecedor.

O diretor executivo do Procon Maceió, Leandro Almeida, reforça que o comércio só existe porque o cliente segue consumindo. “Um não existe sem o outro. Por isso, é importante que essa relação seja construída como uma via de mão-dupla, respeitando os direitos de cada um. E nós do Procon Maceió estamos sempre alertas para garantir que tudo corra como deve ser”, assentiu.

Com o isolamento social da pandemia do coronavírus, as compras on-line aumentaram. Segundo levantamento da Ebit/Nielsen foram 13 milhões de novos consumidores no Brasil em 2020. O e-commerce alcançou 79,7 milhões de clientes no ano passado.

Bárbara Araújo conta que, sempre que pode, opta pela compra on-line. “Eu sempre estou de olho nas ofertas pela internet e, durante o isolamento social, isso amplificou. Como quase não saía de casa, eu passei a comprar bastante e quase sempre on-line. Além da facilidade, os preços são mais em conta”, contou.

Mesmo com essa praticidade, as compras feitas pela internet podem acabar trazendo alguns transtornos. “É sempre importante verificar o produto que está sendo comprado, fazer uma pesquisa e ficar atento à publicidade enganosa. Caso o consumidor se sinta lesado, ele pode e deve procurar uma de nossas unidades”, ressalta o diretor executivo.

Leandro também alerta sobre a necessidade de exigir sempre a nota fiscal e verificar a política de trocas da empresa. Trocar itens em promoção e em perfeito estado são liberalidades da empresa, quando o produto for comprado em estabelecimentos físicos. Por isso, é importante conhecer a política de cada loja. Já fora do estabelecimento, seja on-line ou pelo telefone, o consumidor, após a entrega do produto, tem até sete dias para arrependimento e cancelamento da compra.

Atendimentos

Para realizar denúncias ou obter mais informações e orientações, o consumidor pode entrar em contato pelos telefones 0800 082 4567 ou no WhatsApp (82) 98882-8326.

Para quem prefere atendimento de forma presencial, pode se dirigir em qualquer uma das unidades do Procon Maceió: no Centro Universitário Uninassau, no bairro Farol; na sede da antiga FAT, atual Centro Universitário Mário Pontes Jucá (UMJ), no Barro Duro; e na sede do Procon Maceió, na Rua Dr. Pedro Monteiro, 47, no Centro de Maceió.
O horário de funcionamento na sede do Procon Maceió é de 8h às 14h, de segunda a sexta-feira. Já os núcleos da UMJ e Uninassau estão abertos ao público das 8h às 13h, de segunda a sexta-feira.

Para formalizar as denúncias, é necessário entregar as cópias do RG, CPF, comprovante de residência e demais documentos que forem necessários para embasar as reclamações de abuso aos direitos do consumidor.

Nicolle Salazar (estagiária)/Ascom Procon Maceió

4 Cantos Alagoas

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.