Ação socioambiental orienta população sobre riscos da ligação clandestina de esgoto
A Prefeitura de Maceió inicia nesta quinta-feira (10) um trabalho educativo com as comunidades que estão recebendo ações do Programa Revitaliza Maceió. A intenção é orientar sobre os riscos da ligação clandestina na rede coletora que vem sendo implantada em bairros da parte alta da cidade, promovendo a conscientização ambiental e de saúde.
Os profissionais que vão trabalhar na ação socioeducativa passaram por um treinamento nesta quarta-feira (9) para melhor interagir com a população, recebendo instruções sobre os cuidados com o meio ambiente e consequências da ligação clandestina, que traz risco de saúde à população.
“O objetivo é evitar essa prática irregular e, assim, conscientizar a população sobre os riscos das ligações clandestinas de esgoto para o meio ambiente e, principalmente, os riscos para a saúde, uma vez que pode gerar doenças, além de sujeira, proliferação de odores e de insetos”, ressaltou Patrick Leite, gerente socioambiental da Unidade de Gerenciamento do Programa (UGP).
No trabalho socioeducativo, os profissionais vão explicar sobre a importância de aguardar o contato da Prefeitura junto à concessionária de saneamento para fazer a ligação da rede coletora para as residências. A medida pretende evitar problemas como extravasamento de esgoto em via pública e retorno do esgoto lançado às residências, que são práticas ilegais. Também serão aplicados questionários sobre proteção do meio ambiente e saúde pública.
As ações socioeducativas ambiental fazem parte do projeto da Unidade de Gerenciamento do Programa (UGP) e têm início nesta quinta-feira (10) no bairro do Clima Bom. Os trabalhos de conscientização no bairro devem acontecer durante quatro dias, no horário de 8h às 16h.
O projeto segue, posteriormente, para os bairros do Tabuleiro do Martins, Santa Lúcia, Clima Bom e Cidade Universitária.
Palloma Oliveira/ Ascom – UGP