Mutirão virtual sentencia mais de 95% dos processos pautados
O Mutirão da Cidadania e Transcidadania sentenciou mais de 95% dos processos pautados para a ação, realizado virtualmente pela Justiça Itinerante do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), em parceria com a Universidade Tiradentes (Unit), no último sábado (22). Dos 149 processos referentes a demandas de menor complexidade, 143 saíram sentenciados, sendo 45 deles de retificação do registro de pessoas trans.
No último mutirão da transcidadania, ocorrido em dezembro de 2020, foram retificados 30 registros de nascimento. O agendamento das audiências cíveis foram viabilizadas por meio do whatsapp.
Casamento coletivo virtual
No período da tarde, a juíza Emanuela Porangaba, coordenadora da Justiça Itinerante, conduziu a união de 70 casais e destacou a importância do Poder Judiciário buscar forma de continuar atendendo os anseios da sociedade. “Não podemos cruzar os braços e deixar desassistida a população mais carente cujas demandas não cessaram com a pandemia, muito pelo contrário”, frisou.
SAJ Itinerante
Na oportunidade, o evento também inaugurou a ferramenta SAJ Itinerante, criada especificamente para melhorar o fluxo de processos dentro do Sistema de Automação do Judiciário nos mutirões.
“A vantagem da ferramenta é que em se tratando de mutirão de processos que ainda não existam eles já ‘nascem’ no nosso próprio sistema economizando todo o lapso temporal de outrora entre o mutirão e a digitalização dos processos físicos”, esclareceu a juíza Emanuela Porangaba.
Robertta Farias – Dicom TJAL