“Você é empreendedor, trabalha mais de 14 horas por dia e não está vendo resultado? Algo está errado!”

“Você é empreendedor, trabalha mais de 14 horas por dia e não está vendo resultado? Algo está errado!”
Professor: José Senivaldo Liberato

A questão não está relacionada a carga horária de trabalho e sim a concentração de energia em atividades que são operacionais. Melhore a organização de seu tempo!

Isso mesmo que você leu! 

Não se ache um empreendedor fracassado pelo fato de algumas tentativas suas terem dado errado, afinal todos erramos, e daí?

O que deve ser levado em consideração é quanto tempo você dedica de fato a analisar resultados, verificar tendencias de mercado e onde está de fato seu cliente e o que ele busca para satisfazer suas necessidades. Não se deve tratar o cliente apenas como resultado financeiro de um esforço. Deve ver nele um aliado que irá propagar o seu bom produto ou sua excelente prestação de serviço.

Quando o empreendedor se dedica demais a atividades operacionais, podendo delegar a seus colaboradores, significa que além de estar centralizando demais o negócio em seu entorno estará também minando a capacidade de crescimento do seu empreendimento.

Empreendedor deve tirar férias sim! Empreendedor deve ter momentos de lazer com seus familiares! Empreendedor merece ter seu descanso semanal remunerado sim! Afinal, como dizem por aí, nenhum CNPJ vale um AVC.

Você pode perguntar: Mas como irei fazer isso se tudo depende de mim?

Lhe respondo: você é muito caro para fazer somente atividade operacional!

Então preste bastante atenção nas dicas abaixo:

  • Separe um horário no dia ou na semana, para que possa analisar seus resultados financeiros. Não tenha medo dos números, eles falam constantemente como está sua empresa;
  • Reserve um tempo semanal para conversar com seus colaboradores, ouvir deles ideias ou até mesmo críticas de como seu negócio está sendo gerido;
  • Leia! Isso mesmo! Empreendedor que não lê fica a margem do mercado. A leitura é fundamental para captar novas ideias e ver tendencias de mercado. Leia nem que seja revista em quadrinhos, mas leia!
  • Faça sempre a seguinte pergunta: se eu sair da empresa por 60 dias ela sobreviverá sem mim? Se a resposta for não, REVEJA SEU PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO!
  • Viagem com sua família ou amigos para um laser. Sim, você tem direito a isso! Mas não vale laser de negócios. Sua cabeça precisa estar focada no entretenimento e não nos negócios;
  • Se você contratou um consultor empresarial, ouça o que ele tem a dizer e veja as sugestões dadas. Valorize as orientações, afinal você está pagando por isso!

Enfim, busque a melhoria de sua organização de tempo para gestão de seu negócio. Não fique esperando ganhar na loteria para melhorar seu empreendimento ou sua vida. AJA!

Pense nisso… 

Sucessos e até a próxima!

José Senivaldo Liberato, Professor Universitário, Palestrante Inspirador e Sócio-Diretor da A+ Consultoria Empresarial e Pessoal.


4 Cantos Alagoas

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.