Dicas de como se comportar em reunião de trabalho
Participar de reuniões, além de uma atividade comum no ambiente de trabalho, é fundamental para aqueles que desejam crescer profissionalmente, mas nem sempre é fácil mostrar todo o nosso potencial quando estamos frente a frente de colegas, chefes e supervisores, principalmente agora quando estamos em home office em vídeo conferências devido ao novo coronavírus.
Para te ajudar a ter uma desenvoltura de excelência, selecionei dicas poderosas para essas reuniões, que podem presenciais ou virtuais.
Prepare-se
Antes da reunião, prepare todo o material que irá abordar, anote em tópicos o que pretende falar e confirme tudo. Verifique também se os recursos que você pretende utilizar estarão disponíveis e teste antes da apresentação para evitar surpresas desagradáveis.
Cuidado com a aparência
Independentemente do seu cargo, escolher a roupa certa e se portar de maneira adequada é fundamental. Na hora de escolher, o bom senso deve ser o seu maior aliado, e preciso manter, mesmo que minimamente, a mesma aparência usada no espaço do trabalho. E importante o uso da maquiagem leve para as mulheres e a barba aparada para os homens, o que evitaria o “olhar cansado de casa” devido ao estresse do distanciamento social, lembre-se, você está em horário de expediente.
Cuidado com o que fala
Procure falar somente o necessário e apropriado para o momento e contexto. Evite o que desconhece e não tenha fundamento ou que simplesmente não se encaixa no do que está sendo abordado, emita sua opinião quando for solicitada ou quando sentir que poderá colaborar positivamente com informações.
Cenário
A apresentação em frente à câmera mostra o interesse do funcionário por aquele momento, é preciso dar atenção até ao cenário que aparecerá na imagem. O funcionário também deve separar um espaço para este momento, seja na sala, quarto ou escritório. Se morar com mais pessoas, deve alertá-las sobre a necessidade de silêncio durante o encontro virtual, lembre-se mais uma vez, você está em horário de expediente.
Postura
É fundamental, que os colegas vejam o mesmo profissional que estão acostumados a ver no ambiente de trabalho. Durante a reunião, jamais se deve ficar sentado no sofá, na cama ou em outra postura de desleixo. Nem pensar em caminhar enquanto outro colega estiver falando.
Deixe o seu comentário, falando sobre o assunto, e lembre-se de compartilhar com seus amigos este conteúdo, para que eles também se transformem em profissionais de sucesso!
Aproveite as dicas e boa reunião!
Sucesso é até a próxima!
Por Nixon Ataide, Professor Universitário, Administrador e Gestor de Pessoas especialista em Coaching.ataidenixon@outlook.com.br