Artigo: “O encantamento do atendimento pode manter sua empresa saudável”

Artigo: “O encantamento do atendimento pode manter sua empresa saudável”

Telma de Brito Zacarias Xavier

Embora muito desafiador, o seu cliente pode se interessar por sua empresa mesmo em um cenário de incertezas, no entanto ela precisará ser dinâmica para ter possibilidade de mudança e adaptação rápida.

Em tempos de pandemia, a fidelização tem uma tendência de passar do ambiente digital para o físico, pois antes poderíamos vivenciar situações em que colocávamos o físico primeiramente, hoje a aposta deve ser o digital por ser mais efetivo e seguro. Sendo assim, toda empresa que deseja fidelizar clientes, deve perceber que em tempos de crise, essa necessidade torna-se imprescindível. 

A seguir veremos 4 (quatro) pontos essenciais para manter clientes com uma visão positiva da sua empresa:

  • Transforme seu cliente no defensor da sua marca

Se o cliente se tornar seu defensor, sua empresa terá um aliado que irá recomendar sua marca para todos, seja familiares, amigos ou até mesmo conhecidos próximos que irá fazer a propaganda boca a boca. Mas para isso a empresa terá que fazer com que o cliente confie e sinta-se bem utilizando o seu produto ou serviço. Não pense em ter pequenas vantagens, preocupe-se em fazer com que o cliente tenha motivos para se lembrar do seu negócio, seja por uma troca, uma informação ou até mesmo um pós venda. Faça com que o cliente tenha experiências positivas e tenha prazer em falar dessa vivência com sua empresa. 

  • É importante ouvir o cliente

Neste período as pessoas estão precisando ser ouvidas, precisam sentir-se valorizadas, protegidas e amparadas. Salientando que, não nos referimos em ouvir os problemas do cliente de modo geral, e sim entender o que eles precisam. O cliente necessita de entrega grátis e rápida? Ou será que precisa de promoções? As pessoas têm necessidades diferentes e não adianta oferecer ao cliente uma vantagem que não irá beneficia-lo. Por isso é muito importante ouvi-lo para conhecê-lo e assim pensar nas melhores formas de satisfazê-los.

  • Tenha Empatia

Coloque-se no lugar do cliente e faça com que o cliente seja atendido não somente da forma que você gostaria, mas também da forma que ele quer ser atendido, as pessoas são únicas e tem suas individualidades, então sai da robotização, personalize seu atendimento.

Não se esqueça do pós venda, essa prática consegue aumenta a possibilidade de obter maiores informações, e assim conseguir obter propostas de melhorias em diversos aspectos da relação de consumo. Levante informações relacionadas aos aspectos que o cliente mais gostou ou o que ele mudaria no processo de atendimento. Valorize essas informações e faça com que ele perceba o quanto é importante para empresa, dando um feedback sobre as ações corretivas que foram tomadas após sua contribuição. Salientando que essas informações devem ser usadas com bom senso, moderação e imparcialidade.

  • Esteja disponível para o cliente

Não coloque barreiras no momento que o cliente te procurar, aquela pode ser a última oportunidade que você terá de causar boa impressão nele. Seja disponível, não coloque obstáculos e não seja apático com o cliente, ele precisa de você naquele momento, mas você pode precisar dele por muito mais tempo.

Tenha uma forma padronizada, mas não sejam robôs. Faça a diferença para o cliente e faça com que ele perceba que você pode vender sempre o mesmo produto, porém a prestação de serviço nunca será igual. Seu cliente precisa se sentir impactado pelo seu atendimento. 

Pratique sempre soluções criativas, inovadoras e funcionais. Sigamos na busca do encantamento os clientes e aproveitando este momento de pandemia, onde a maioria está em casa, e vamos proporciona-los experiências únicas e positivas, para que ele não apenas volte mais que traga outros.

É hora da verdade, encante o cliente e Boas vendas!

Até a próxima!

Por Telma de Brito Zacarias Xavier,Professora Universitária, Gestora e Consultora Empresarial. telmarh9@hotmail.com

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