Emprego: dicas de como se comportar bem em uma entrevista online
Fazer uma entrevista online está cada vez mais comum nos dias de hoje, com a chegada da pandemia do novo coronavírus a chamada vídeo entrevista pode ser a aliada aos gestores de RH para continuar com os processos de recrutamento e seleção. Para realizá-la com competência, no entanto, é preciso ter uma preparação com cuidados básicos, o processo não fica menos formal, por isso e necessário se preparar de forma coerente.
1. Vista-se adequadamente
A entrevista em vídeo é tão formal quanto a entrevista presencial, por isso o candidato deve ter o mesmo cuidado que teria se fosse ao escritório da empresa. Se você por exemplo usaria terno na entrevista, deve usar na virtual. Isso demonstra que você se preocupou em ser o mais profissional possível. Vale também para as mulheres, roupas coesas com a vaga é sem exageros.
2. Confira o equipamento e a conexão da internet com antecedência
Verifique a sua conexão com a internet é se os seus microfones estão funcionando sem interferências, a imagem deve estar clara e a câmera focada em você. Imprevistos podem acontecer, mas é necessário minimizar as chances de problemas.
3. Escolha um lugar apropriado
O ideal e sempre escolher um local silencioso, com iluminação adequada com fundo branco, no qual você não seja interrompido e possa se concentrar unicamente na entrevista sem distrações. Tudo pode ser usado para a avaliação, podendo o entrevistador perder o interesse no processo caso haja muito barulho em volta por exemplo.
4. Cuide do seu marketing pessoal
Tanto quanto na entrevista presencial, o recrutador espera que você fale sobre suas competências e habilidades. Tenha isso na ponta da língua. Ele espera também ver garra e brilho nos olhos, mesmo que através da câmera.
Portanto não poupe esforços, se comportar de maneira adequada será mais fácil chamar atenção do recrutador de maneira positiva é conquistar a vaga. Mostre todo o seu potencial! Gostou do conteúdo? Envia sua dúvida para o meu e-mail. Sucesso é boa sorte!
Por Nixon Ataide: Professor Universitário, Gestor de Pessoas especialista em Coaching.