A dificuldade da sociedade moderna em lidar com frustrações
A busca pela eterna aceitação seja ela dos pais, do seu chefe, do seu grupo de amigos e até dos seus filhos pode criar um ciclo de frustração difícil de ser contornado sem uma autoanálise do seu comportamento.
E o que seria a frustração? Frustração nada mais é do que um estado de impotência sobre algo que é esperado/ desejado e que não acontece como previsto ou quando não é realizado.
Diante de uma sociedade moderna que está ficando cada vez mais acostumada a ter tudo o que deseja cada vez mais rápido (seja por um mero app de comidas rápidas ou até a facilidade de encontrar pessoas com perfil parecido com o seu em um app de relacionamento), como lidar quando algo não sai da maneira que você idealiza?
É preciso se ter consciência que a frustração ocorre como forma fundamental de desenvolvimento para o ser humano, ela é um incentivo para ações conscientes, pois é a partir dessas experiências que é possível aprender, ressignificar emoções e criar novas formas funcionais de interagir com o mundo.
E qual o risco que ocorre quando coisificamos sentimentos afim de anestesiarmos o ato de sentir, de se frustrar? Corremos o grande risco de estarmos criando uma nova geração cada vez mais egóica, que quando é confrontada em algum momento de sua existência, não saberá lidar de forma madura com a frustração, podendo ser um gatilho para uma crise emocional, por não saber lidar com um simples não. Preparar uma criança a aprender com os erros que ocorrerão durante a sua vida, em que alguns momentos não sairão como o esperado, é a maior prova de amor que se pode dar aos seus filhos.
É importante lembrar que como qualquer outra emoção, a frustração é um sentimento passageiro, que essa incerteza não nos define como seres humanos e que ela pode ser controlada e conduzida de forma positiva, para que o indivíduo esteja preparado para enfrentar as dificuldades e constrangimentos que por ventura, irá passar no decorrer da sua vida.
A forma mais significativa para superar cada sentimento frustrado, é analisar sua consciência para compreender as origens desse sentimento e para isso, o acompanhamento de um psicólogo é o mais indicado. Entender cada acontecimento como uma forma de oportunidade de mudança e uma ocasião para fazer diferente é um objetivo que se alcança gradativamente, um passo de cada vez. Primeiro se compreende suas ações, depois o que se pode ser feito para mudar o acontecimento de forma benéfica para você e por fim, transformando a frustração em um sentimento de motivação.
Lembre-se: Não é o problema que te define e sim o que você faz com ele para seu crescimento pessoal.
Por Daniela Hernandez de Barros, Psicóloga (CRP 15/3726) formada pelo Centro Universitário CESMAC; Especialista em Urgência, Emergência e Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) pela UNIT; Capacitação em Psicologia Jurídica e Processos Psicológicos Criminais e Capacitação em Avaliação Psicológica.