Chef ensina receita de risoto para o dia dos namorados
No dia dos namorados os comprometidos sempre querem agradar seus amados. Uma das formas mais clássicas de demostrar amor e cuidado é cozinhando. Para aqueles que querem surpreender, o chef de cozinha Antônio Mendes, professor de Gastronomia da UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Maceió ensina uma receita com ingredientes muito especiais.
Risoto de polvo, lula e lagosta
– Ingredientes:
300g de polvo cozido
250g de arroz arbório cozido
300g de filé de lagosta
200g de anéis de Lula
03g de páprica doce
03g de páprica defumada
01g de páprica picante
02 colheres de sopa de alho picado
02 cebolas pequenas picadas
Cascas de lagosta
02 cebolas cortadas
01 cenoura
1/2 maço Coentro
1/2 maço Cebolinha
1/2 maço Salsa
150g de manteiga
300ml da água do cozimento do polvo
200g de queijo parmesão
300ml molho de tomate
03g de orégano
1/2 maço manjericão
03 colheres de sopa de caldo de frutos do mar
– Modo de preparo:
Cozinhe o polvo por 15 minutos na pressão ou 1 hora e meia sem pressão, até que ele fique macio e reserve a água do cozimento. Corte o polvo e tempere com sal, pimenta do reino, páprica doce, picante, defumada e limão. Utilize os mesmos temperos para temperar a lula e as lagostas.
Doure cebola e alho, acrescente o polvo, depois a lula, por último a lagosta e adicionar o molho de tomate já ajustado com cebola, alho, orégano e manjericão. Reserve.
Para o caldo, refogue as cascas da lagosta e acrescente cebola e alho. Adicione extrato de tomate e vinho branco, o tempero de frutos do mar e deixe cozinhar.
Hora do arroz. Refogue o arroz com cebola e adicione o vinho branco. Vá cozinhando aos poucos, até ficar al dente, utilizando sempre o caldo da lagosta para afinar o arroz e passar o sabor da lagosta.
Quando tiver al dente, acrescente os frutos do mar e deixar apurar bem. Finalize com queijo parmesão até reduzir um pouco mais o líquido.
Assessoria