Crianças em quarentena: o que os pais devem fazer?

Crianças em quarentena: o que os pais devem fazer?
Assessoria

A quarentena em decorrência da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) tem feito muita gente usar a criatividade para passar o tempo dentro de casa. Porém, as famílias que estão vivenciando este momento com crianças têm uma característica bem diferente e um desafio grande. É difícil manter as crianças ocupadas e descarregar toda energia, principalmente quando se mora em um espaço pequeno.

“Por todas essas dificuldades, é importante que os pais percebam essa situação como algo excepcional. Ela não vai fazer a quantidade e a variedade de atividades que faz quando está na escola. Não será a rotina ‘normal’ da criança e tudo bem. Vamos tentar fazer o melhor possível com as condições que se tem. Essa situação é temporária e, em breve, as atividades rotineiras da criança e da família devem retornar”, lembra a professora de Psicologia da UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Maceió, Sabine Heumann.

Quando os filhos começam a dar muito trabalho dentro de casa, algumas atitudes podem ajudar, de acordo com Sabine. “É importante, apesar das dificuldades e dentro das possibilidades de cada família, manter uma rotina com a criança. Ter horário para acordar, para fazer as refeições, estudar. Tentar manter uma estabilidade para a criança. Essa rotina é importante para diminuir a ansiedade”, explica.

Segundo a psicóloga, é importante entender e acolher a criança, pois também não é fácil para ela, que está sentindo falta dos amigos, da escola, de brincar ao ar livre. “A casa vai ficar mais bagunçada e você vai ficar mais cansado. Mas é temporário, é uma situação totalmente atípica. Aproveite esse momento para fazer coisas que geralmente vocês não têm tempo, seus filhos vão lembrar esses dias em quarentena por muito tempo, tente estabelecer uma conexão com eles”, aconselha.

Em tempos de internet, o que não faltam são opções de materiais e atividades para fazer em família. Outra saída é falar com as escolas das crianças, pedir ajuda para pensar em atividades que possam ser realizadas nesse período. “Contar com essa rede de apoio, mesmo que virtual, é bem importante. Crianças mais velhas podem ligar para familiares e amigos, fazer vídeo-chamada, tudo isso é importante para manter o contato com os outros e vai ocupando a mente durante esse período”, orienta a docente da UNINASSAU Maceió.

Muitos pais não sabem se passar a gravidade da situação atual para os filhos é o ideal. De acordo com Sabine, isso depende do nível de compreensão da criança. “Quando ela já começa a entender melhor, faz perguntas sobre isso, é importante esclarecer, em uma linguagem simples, o que está acontecendo, até para ela entender porque precisa ficar em casa nesse momento”, diz.

“Você pode dizer que tem uma doença, que precisamos nos proteger e, por isso, é necessário ficar em casa. A forma de abordar o assunto vai depender muito da compreensão da criança e do que ela vai perguntar. É importante não mentir, mesmo que você conte de uma forma mais simples”, finaliza.

Assessoria

4 Cantos Alagoas

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.