Mercado do Artesanato recebe 1ª Expomandioca do Agreste
por Aqui Acontece - publicado em 18/10/2014 às 19:10

Produtores e beneficiadores do Arranjo Produtivo Local (APL) da Mandioca, que atende a Arapiraca e 14 municípios do Agreste mais Teotônio Vilela, estiveram na noite desta sexta-feira (17) expondo seus produtos no Mercado do Artesanato Margarida Gonçalves, no Parque Municipal Ceci Cunha.

O evento se deu com a culminância da 1ª Expomandioca do Agreste Alagoano, que teve início no último dia 10, juntamente ao 2º Festival Gastronômico de Arapiraca. Este último ocorreu na Arena Gastronômica, montada no Arapiraca Garden Shopping, onde foram realizadas dezenas de oficinas gratuitas.

A temática do festival este ano foi justamente os “Sabores da Mandioca”. A raiz, que tem tanto potencialidades na cozinha como na área industrial, foi debatida, analisada, preparada, ruminada, misturada à alta gastronomia e consumida nestes dias todos pelos chefs e pelo público participante.

Com realização do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Alagoas (Sebrae/AL), Prefeitura de Arapiraca e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Alagoas (Abrasel/AL), na última sexta (10), houve uma palestra do pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias (Embrapa) Joselito Motta, representando o Centro Nacional de Fruticultura e Mandioca. Ao longo da semana, aconteceram ainda rodas de negócios, seminários e dia de campo.

Até domingo (19), o Mercado do Artesanato abarcará os produtos a serem comercializados, sempre com a presença do estande dos produtos Tio Francisco fazendo degustações. Dentre as barracas, estavam as das Associações de Mulheres Doceiras da Taboquinha e Baixa da Onça, apoiadas pela Prefeitura com cozinhas industriais.

Neste sábado (18), acontecerá ainda uma apresentação cultural das raspadeiras de mandioca no local, em meio à comercialização.

Compartilhe
Comente esta notícia
0 Comentários
Publicidade
Publicidade