Grão de bico chips: salgadinho saudável é petisco ideal para lanche da tarde
por Vix - publicado em 09/10/2017 às 09:10

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O grão de bico pode assumir uma textura crocante que, além de aperitivo salgadinho, também pode ser usado em saladas e sopas, como croutons. Como tem baixo teor de calórico (apenas 210 kcal por xícara) e oferece 11 gramas de proteína e 10 gramas de fibra, ele é uma ótima opção de lanchinho saudável. Aprenda a seguir como prepará-lo na forma de chips crocantes.

Receita de chips de grão de bico

Ingredientes

  • 1 xícara de grão-de-bico cru (rende aproximadamente 2 xícaras de grão de bico em chips)
  • ½ xícara de azeite de oliva
  • 1 colher de chá de sal
  • 2 colheres de chá de especiarias ou ervas frescas picadas da sua preferência (orégano, pimenta do reino, curry, masala, cominho, páprica, alecrim, tomilho)

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Modo de Preparo

Coloque o grão-de-bico de molho na água por, pelo menos, 6 horas. Coloque água suficiente para cobrir os grãos e mais três dedos. Neste período, tente escorrer e trocar a água por, pelo menos, duas vezes. Depois do tempo de molho, escorra a água e coloque o grão em uma panela de pressão e adicione 3 xícaras de água potável. Feche a panela e leve ao fogo alto.

 

Quando a panela ganhar pressão, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 20 minutos. Desligue o fogo, espere esfriar. Abra a panela. Despeje tudo (com a água) em um recipiente com tampa e leve à geladeira até o dia seguinte. No dia seguinte, passe o grão-de-bico por uma peneira e recolha o líquido (conhecido como aquafaba, pode ser usado em outras preparações).

Escorra os grãos em uma peneira e depois seque levemente em um pano bem sequinho para garantir que eles fiquem bem crocantes quando forem ao forno. Coloque os grãos-de-bico em uma assadeira de modo que eles fiquem bem espalhados, regue com o azeite (seja generoso na quantidade, para ajudar a dar crocância) e salpique o sal e seus temperos, mexendo tudo com as mãos ou uma espátula, garantindo que todos os grãos fiquem temperados uniformemente.

Asse em forno preaquecido a 180°C por 20 a 30 minutos ou até dourar. Mexa nos grãos na assadeira a cada 10 minutos, garantindo que todos fiquem uniformemente dourados. Espere esfriar antes de servir e armazenar. Dentro de um vidro hermético dura por muitos dias.

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